Teresa Fidélis

Presidente do Conselho de Administração da Polis Litoral Ria de Aveiro, SA


Iniciamos hoje, no √Ęmbito das comemora√ß√Ķes do Dia Mundial do Ambiente, a publica√ß√£o da Folha Informativa do Polis Litoral da Ria de Aveiro. Trata-se de uma Folha Informativa essencialmente criada para divulgar as actividades da Sociedade, que tem em vista a promo√ß√£o da opera√ß√£o de Valoriza√ß√£o e Requalifica√ß√£o da Ria de Aveiro no √Ęmbito de uma parceria, √ļnica do g√©nero no pa√≠s, estabelecida entre a Administra√ß√£o Central e a Comunidade Intermunicipal da Regi√£o de Aveiro. Aqui ser√£o divulgados os estudos, projectos e ac√ß√Ķes promovidos, bem como, a evolu√ß√£o da execu√ß√£o global da opera√ß√£o. Atrav√©s desta forma de comunica√ß√£o, os utilizadores da Ria de Aveiro, as entidades relevantes e todos os interessados poder√£o acompanhar mais de perto a interven√ß√£o e as iniciativas associadas.  (saiba mais)

Ria de Aveiro. Numa realidade lagunar por defini√ß√£o sempre din√Ęmica, sujeita a permanentes assoreamentos e cheias, √© f√°cil compreender que o constru√≠do muito facilmente se degrada e que o degradado exige, para se manter um padr√£o aceit√°vel de qualidade de vida, uma permanente ac√ß√£o de recupera√ß√£o.
O ‚ÄúPolis - Litoral Ria de Aveiro‚ÄĚ √© um programa de requalifica√ß√£o que inclui: a preven√ß√£o e defesa de pessoas, bens e sistemas de riscos naturais; a promo√ß√£o do uso p√ļblica do litoral melhorando os espa√ßos balneares e valorizando o patrim√≥nio ambiental e cultural; a protec√ß√£o da zona costeira atrav√©s da defesa da linha de costa, promo√ß√£o da conserva√ß√£o da natureza e biodiversidade, renaturaliza√ß√£o de zonas lagunares e preserva√ß√£o do patrim√≥nio natural e paisag√≠stico  (saiba mais)

João Carlos Farinha, Vogal do Conselho de Administração da Polis Litoral Ria de Aveiro

Vias Ecológicas Cicláveis com 107 Km de extensão

Este projecto prevê o desenvolvimento de uma via ciclável (VEC), através da criação de infra-estruturas para o uso da bicicleta, associadas ao desporto, lazer e turismo na envolvente da Ria de Aveiro. Esta via irá ligar os vários concelhos fronteiros à Ria, e também os concelhos fronteiros às Pateiras de Fermentelos e de Frossos, conferindo uma lógica agregadora a toda a intervenção e contribuindo para o desenvolvimento de uma oferta ambiental e turística. (saiba mais)

Polis promoveu workshop sobre Estudo de Caracterização da Qualidade Ecológica da Ria de Aveiro

A Polis Litoral Ria de Aveiro realizou um workshop sobre o Estudo de Caracteriza√ß√£o da Qualidade Ecol√≥gica da Ria, com um conjunto de especialistas convidados, para promover a aprecia√ß√£o do trabalho desenvolvido e a recolha de contributos para o seu eventual enriquecimento. A ac√ß√£o foi muito participada, contando com a presen√ßa de especialistas das Universidades de Aveiro, Coimbra e Porto, bem como do ICNB, CIRA e ARH do Centro, tendo os contributos recolhidos sido de especial relev√Ęncia para a Sociedade, bem como para a equipa respons√°vel pelo trabalho. (saiba mais)

Conselho de Administração da Polis Litoral Ria de Aveiro, SA aprova Relatório e Contas de 2010

O Conselho de Administra√ß√£o da Polis Litoral Ria de Aveiro, SA aprovou o Relat√≥rio e Contas de 2010 da Sociedade, dando conta que o mesmo reflecte de forma adequada os trabalhos realizados no decorrer do ano transacto. O ano de 2010 ficou marcado pela realiza√ß√£o/discuss√£o/conclus√£o da Avalia√ß√£o Ambiental Estrat√©gica, e a consequente aprova√ß√£o do Plano Estrat√©gico da Interven√ß√£o de Requalifica√ß√£o e Valoriza√ß√£o da Ria de Aveiro, bem como pelo in√≠cio da contrata√ß√£o e elabora√ß√£o de estudos e projectos, que antecedem a fase de concretiza√ß√£o das interven√ß√Ķes no terreno.
(saiba mais)

Projecto de execução de transposição de sedimentos na Ria de Aveiro, Pateira de Fermentelos e Barrinha de Mira avança

O concurso limitado por pr√©via qualifica√ß√£o para a elabora√ß√£o do Projecto de execu√ß√£o de transposi√ß√£o de sedimentos, para a optimiza√ß√£o do equil√≠brio hidrodin√Ęmico na Ria de Aveiro, Pateira de Fermentelos e Barrinha de Mira, bem como proceder ao Balizamento e Sinaliza√ß√£o dos canais de navega√ß√£o vai avan√ßar ap√≥s a aprova√ß√£o das pe√ßas de procedimento pelo Conselho de Administra√ß√£o.
(saiba mais)

Polis Litoral Ria de Aveiro apresentou estudos e projectos

A Polis Litoral Ria de Aveiro realizou uma sess√£o p√ļblica de apresenta√ß√£o de estudos e projectos concluidos e em desenvovimento e teve patente, no Parque de Exposi√ß√Ķes de Aveiro, at√© ao dia 10 de Junho, uma Exposi√ß√£o sobre a Opera√ß√£o Polis e os trabalhos at√© aqui realizados. Durante um dia foram apresentados 4 estudos e 12 projectos pelas equipas respons√°veis pela sua elabora√ß√£o.
(saiba mais)

Polis reforça o cordão dunar entre a Costa Nova e Mira

O objectivo desta ac√ß√£o √© a consolida√ß√£o do cord√£o dunar, numa extens√£o aproximada de 15 Km, entre a Costa Nova e Mira. A necessidade desta opera√ß√£o deve-se ao facto do cord√£o dunar ter vindo a sofrer, nas √ļltimas d√©cadas, um grande desgaste por eros√£o e mesmo alguns galgamentos. Esta interven√ß√£o prev√™ a realiza√ß√£o de ac√ß√Ķes de protec√ß√£o e recupera√ß√£o do sistema dunar, pela recarga com areias, a sua estabiliza√ß√£o com pali√ßadas e a recupera√ß√£o dos seus habitats (com planta√ß√£o de esp√©cies aut√≥ctones e veda√ß√Ķes para evitar o pisoteio). (saiba mais)

Parques da Pateira de Fermentelos requalificados

O projecto a realizar localiza-se no Parque de Espinhel, no Concelho de √Āgueda e nos Parques de Requeixo e Carregal, no concelho de Aveiro, e visa requalificar a Pateira de Fermentelos, com vista √† conserva√ß√£o dos seus valores naturais e promo√ß√£o da sua viv√™ncia, bem como dotar as frentes lagunares dos Parques de condi√ß√Ķes de usufruto pela popula√ß√£o e visitantes, permitindo uma liga√ß√£o de qualidade com o espelho de √°gua. (saiba mais)

Requalificação e Valorização da Pateira de Frossos

Depois da Requalificação da Antiga Estação de Comboios da Paradela, e do Fornecimento, Transporte e Montagem de Estrutura Modular Flutuante para a Praia Fluvial Quinta do Barco, em Sever do Vouga, a intervenção na Pateira de Frossos, no Concelho de Albergaria-a- Velha, será mais uma acção a avançar no terreno, a breve prazo. (saiba mais)

Ac√ß√Ķes Polis Litoral para o S√≠tio do Rio Vouga s√£o as primeiras a ficar conclu√≠das

As ac√ß√Ķes Polis Litoral previstas para o Sitio do Rio Vouga, no caso a requalifica√ß√£o da Praia Fluvial da Quinta do Barco e a reabilita√ß√£o e valoriza√ß√£o da Esta√ß√£o de Paradela marcam um novo momento na Opera√ß√£o Polis: a entrada da interven√ß√£o no terreno.
Em cerim√≥nia, que contou com a presen√ßa do Conselho de Administra√ß√£o da Polis Litoral Ria de Aveiro, do Presidente da C√Ęmara Municipal de Sever do Vouga e do Coordenador Nacional do Programa Polis Litoral procedeu-se √† inaugura√ß√£o de uma estrututa modular flutuante para a Praia da Quinta do Barco e √† assinatura do contrato de empreitada para a Recupera√ß√£o e beneficia√ß√£o da Antiga Esta√ß√£o de Comboios de Paradela.

(saiba mais)

N√ļcleos Piscat√≥rios Lagunares

O Conselho de Administra√ß√£o aprovou as pe√ßas de procedimento para a realiza√ß√£o dos Concursos P√ļblicos para a elabora√ß√£o dos Projectos de Execu√ß√£o para o Reordenamento e Valoriza√ß√£o dos N√ļcleos Piscat√≥rios Lagunares I e II localizados nas margens do Canal de Ovar, √ćlhavo e de Mira.

(saiba mais)

Frente Lagunar de Estarreja reordenada e qualificada

O Conselho de Administra√ß√£o da Polis Litoral Ria de Aveiro aprovou as pe√ßas do procedimento de contrata√ß√£o p√ļblica para a elabora√ß√£o do Projecto de Reordenamento e Qualifica√ß√£o da Frente Lagunar de Estarreja - Cais da Ribeira do Mour√£o e Esteiro de Veiros (saiba mais)

Empreitada de Requalifica√ß√£o do Caminho do Prai√£o - √ćlhavo

O Conselho de Administra√ß√£o aprovou as pe√ßas do procedimento de contrata√ß√£o p√ļblica para a elabora√ß√£o da empreitada de Requalifica√ß√£o do Caminho do Prai√£o, no Munic√≠pio de √ćlhavo, cujo projecto foi elaborado pela Autarquia.
Esta empreitada prevê a requalificação do Caminho do Praião, nas Freguesias da Gafanha da Encarnação e da Gafanha do Carmo, em toda a sua extensão, junto do Canal de Mira da Ria de Aveiro, contemplando a reconstrução da via marginal á Ria, através da recuperação de um antigo caminho de servidão agrícola, que irá funcionar na sua generalidade como ciclovia.
.


(saiba mais)

Look Concepts