2019-04-29

Polis Litoral Ria de Aveiro consignou a empreitada do Desassoreamento na Ria de Aveiro no valor de 17,5 milhões de euros

A Polis Litoral Ria de Aveiro consignou a Empreitada de Transposição de Sedimentos para Otimização do Equilíbrio Hidrodinâmico na Ria de Aveiro (também designada por Desassoreamento na Ria de Aveiro), ao Consórcio “ETERMAR/MMAS/RHODE NIELSEN”.

A empreitada, de 17,5 milhões de euros, iniciou-se no passado dia 23 de abril e terá um prazo de execução de 15 meses. Os primeiros trabalhos a executar serão os de montagem de estaleiro, prospeções arqueológicas, implantação das contenções em madeira para os depósitos de sedimentos nas margens da Ria e montagem das linhas de repulsão desde os canais da Ria até aos locais previstos para a repulsão ou deposição dos sedimentos. A partir de junho iniciarão os trabalhos de dragagem nos Canais de Mira e de Ovar. Posteriormente as dragagens avançarão para os Canais da Murtosa e de Ílhavo (Rio Boco), restantes esteiros e Canais do Lago do Paraíso e da Zona Central, sendo mobilizadas 5 dragas para toda a operação.

Recorde-se que está previsto dragar cerca de 1 milhão de m3 de sedimentos nos canais de Ovar até ao Carregal e até Pardilhó, da Murtosa, de Ílhavo (rio Boco), de Mira, no Lago do Paraíso e na Zona Central, numa extensão global de 95 km, cujo objetivo passa também pelo reforço de margens e motas em zonas baixas ameaçadas pelo avanço das águas e da deriva litoral, contribuindo desta forma para a minimização de riscos, especialmente de erosão costeira.

Esta ação é financiada pelo POSEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos, com uma comparticipação de 75%, sendo a contrapartida nacional assegurada pelo capital social proveniente do Estado e pelas Águas do Centro Litoral, no que respeita à estabilização das suas condutas.


‹ voltar


Ria de Aveiro - Canal de Mira

walk