Núcleos Piscatórios Lagunares

O Conselho de Administração aprovou as peças de procedimento para a realização dos Concursos Públicos para a elaboração dos Projectos de Execução para o Reordenamento e Valorização dos Núcleos Piscatórios Lagunares I e II localizados nas margens do Canal de Ovar, Ílhavo e de Mira. Concretamente irão ser desenvolvidos os Projectos de Execução do Cais do Puchadouro (Ovar), Ribeira da Aldeia (Estarreja), Gafanha da Nazaré e Gafanha d´Aquém (Ílhavo) e ainda os Projecto de Execução do Cais do Bico, Cova do Chegado, Bestida e Porto de Abrigo da Torreira (Murtosa), no âmbito do Concurso I, e do Cais do Torrão, da Pedra, da Tijosa (Ovar) da Boca da Marinha, dos Moliceiros das Quintas do Norte (Murtosa), das Teixugueiras, do Nacinho, da Tabuada e das Bulhas (Estarreja), da Ribeira de Esgueira (Aveiro) e da Malhada (Ílhavo), no âmbito do Concurso II.

A elaboração destes projectos terá como base o Estudo de Caracterização e Requalificação dos Núcleos Piscatórios Lagunares, adjudicado pela Sociedade Polis Litoral Ria de Aveiro à Universidade de Aveiro. O Estudo teve como objectivos primordiais a caracterização de cada cais, a identificação das necessidades de intervenção e as acções a desenvolver, nomeadamente: dimensões dos cais, equipamentos e estruturas de apoio necessárias, e reordenamento da área envolvente.

Os trabalhos a desenvolver nestas acções passam pela limpeza de resíduos depositados na bacia, no leito e margens dos canais de acesso aos cais, e remoção da camada superficial de finos, mantendo, integralmente, todas as zonas de sapal, canavial, juncal e ambientes sedimentares relacionados, garantindo a manutenção da camada de areias intacta; a requalificação do conjunto de cais e o reordenamento e valorização das zonas envolventes.

Os projectos representam uma acção de reordenamento e valorização da actividade piscatória, através da criação de condições para a valorização e manutenção das actividades económicas de base tradicional, ligadas ao sector das pescas.

Look Concepts