Ria de Aveiro. Numa realidade lagunar por definição sempre dinâmica, sujeita a permanentes assoreamentos e cheias, é fácil compreender que o construído muito facilmente se degrada e que o degradado exige, para se manter um padrão aceitável de qualidade de vida, uma permanente acção de recuperação.

O “Polis - Litoral Ria de Aveiro” é um programa de requalificação que inclui: a prevenção e defesa de pessoas, bens e sistemas de riscos naturais; a promoção do uso pública do litoral melhorando os espaços balneares e valorizando o património ambiental e cultural; a protecção da zona costeira através da defesa da linha de costa, promoção da conservação da natureza e biodiversidade, renaturalização de zonas lagunares e preservação do património natural e paisagístico; e o potenciar da competitividade dos recursos ambientais valorizando as actividades económicas ligadas à ria e associando-as à preservação da biodiversidade.
Espera-se que esta enewsletter, instrumento de fácil acesso, permita um acompanhamento por parte de todos os interessados da evolução dos investimentos e da natureza das acções levadas a cabo pelo “Programa - Polis Litoral da Ria de Aveiro” - que se espera venham beneficiar quer a população residente, quer os utentes de um das mais importantes zonas húmidas portuguesas e marco inconfundível do nosso litoral.
“É a ria que nos une”: eis a razão primeira do programa “Polis - Litoral Ria de Aveiro” que, através de acções práticas, visa fortalecer esta expressão.  

 

Look Concepts