Projecto de execução de transposição de sedimentos na Ria de Aveiro, Pateira de Fermentelos e Barrinha de Mira avança

O concurso limitado por prévia qualificação para a elaboração do Projecto de execução de transposição de sedimentos, para a optimização do equilíbrio hidrodinâmico na Ria de Aveiro, Pateira de Fermentelos e Barrinha de Mira, bem como proceder ao Balizamento e Sinalização dos canais de navegação vai avançar após a aprovação das peças de procedimento pelo Conselho de Administração.
O presente projecto de execução será desenvolvido de forma a dar cumprimento aos objectivos a atingir com a respectiva empreitada que são, nomeadamente, a “manutenção e reposição das condições naturais do ecossistema costeiro e lagunar que assegurem a sua estabilidade biofísica e minimizem situações de risco (erosão e/ou cheias) para pessoas e bens, através da implementação de acções de transposição de sedimentos de locais com problemas de assoreamento (principais canais de navegação e acessos aos cais que com aqueles canais principais se relacionam), para os locais a definir onde haja défice sedimentar ou para reforço de margens e/ou cordão dunar, permitindo assim uma optimização do equilíbrio dinâmico da Ria.”
As acções a realizar localizam-se nos concelhos de Ovar, Murtosa, Estarreja, Aveiro, Ílhavo, Vagos e Mira que correspondem ao Canal de Ovar até ao Carregal (Murtosa e Ovar), Canal de Ovar até Pardilhó (Estarreja), Canal da Murtosa até ao Chegado (Aveiro e Murtosa), Canal de Mira (Ílhavo e Vagos), Canal de Ílhavo (Ílhavo e Vagos), canais do Lago do Paraíso (Aveiro), Barrinha de Mira (Mira), Pateira de Fermentelos (Águeda, Oliveira do Bairro e Aveiro). Além destes canais principais está incluído também a intervenção nos acessos aos cais que com aqueles canais principais se relacionam.
O projecto de execução terá de contemplar os seguintes trabalhos:
• Dragagens dos canais referidoa
• Definição do destino final dos dragados em função da sua caracterização física e química
• Identificação de possíveis locais de depósitos provisórios dos sedimentos com características para serem reutilizados no reforço de sistemas de protecção costeira ou de margens.
Mais ainda o projecto irá também definir o balizamento dos canais navegáveis (canais principais da ria de Aveiro) através da colocação de bóias de sinalização luminosa para possibilidade da navegação nocturna (de preferência este sistema de iluminação deverá ser baseado em energias renováveis) e colocação de bóias com sinalização informativa, Estes trabalhos serão desenvolvidos de forma a criar as condições necessárias à navegabilidade e mobilidade no espaço da Ria para a preservação das tradições e manutenção das actividades económicas de base tradicional dependentes deste espaço, bem como potenciar o seu desenvolvimento turístico.


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