Empreitada de Requalificação do Caminho do Praião - Ílhavo

O Conselho de Administração aprovou as peças do procedimento de contratação pública para a elaboração da empreitada de Requalificação do Caminho do Praião, no Município de Ílhavo, cujo projecto foi elaborado pela Autarquia.

Esta empreitada prevê a requalificação do Caminho do Praião, nas Freguesias da Gafanha da Encarnação e da Gafanha do Carmo, em toda a sua extensão, junto do Canal de Mira da Ria de Aveiro, contemplando a reconstrução da via marginal á Ria, através da recuperação de um antigo caminho de servidão agrícola, que irá funcionar na sua generalidade como ciclovia.

O caminho, além de permitir a circulação marginal á Ria, do lado Nascente do canal de Mira, manterá também a sua função actual, como dique para impedir o retorno de água salgada aos terrenos agrícolas na Frente Terra, assegurando, deste modo, a actividade agrícola nos terrenos mais marginais.

A circulação viária será definida em duas vertentes:

• Na generalidade funcionará como ciclovia na sua maior parte da extensão, a fim de se tirar partido da função lúdica do traçado ao longo da Ria, com acesso reservado apenas velocípedes e pessoas.
• No entanto, será garantido o acesso, sem restrições, a trânsito automóvel, no sentido de se manterem os acessos já existentes a alguns equipamentos, em particular aos dois ancoradouros de recreio existentes na Gafanha da Encarnação, bem como a algumas zonas de acesso a actividades económicas com seja a actividade dos mariscadores.

 

Look Concepts