Conselho de Administração da Polis Litoral Ria de Aveiro, SA aprova Relatório e Contas de 2010

O Conselho de Administração da Polis Litoral Ria de Aveiro, SA aprovou o Relatório e Contas de 2010 da Sociedade, dando conta que o mesmo reflecte de forma adequada os trabalhos realizados no decorrer do ano transacto. O ano de 2010 ficou marcado pela realização/discussão/conclusão da Avaliação Ambiental Estratégica, e a consequente aprovação do Plano Estratégico da Intervenção de Requalificação e Valorização da Ria de Aveiro, bem como pelo início da contratação e elaboração de estudos e projectos, que antecedem a fase de concretização das intervenções no terreno.
Durante o ano de 2010, encontravam-se já em elaboração 10 projectos, que incluíam a requalificação da Estação da Paradela, em Sever do Vouga, a Frente de Ria de S. Jacinto, a Frente Lagunar da Murtosa, a Pateira de Frossos, a requalificação dos espaços públicos da Reserva de S. Jacinto, o Caminho do Praião, em Ílhavo, e os das Frentes Lagunares de Ovar, Estarreja e Ílhavo e Vagos. A par dos projectos tiveram também inicio os Estudos Base, (Estudos da Evolução e da Dinâmica Costeira e Estuarina, de Mobilidade e Navegabilidade na Laguna e de Reforço de Margens pela Recuperação de Diques e Motas com Vista à Prevenção de Riscos, Estudo de Caracterização da Qualidade Ecológica da Ria de Aveiro, Estudo para a Requalificação e Valorização da Barrinha de Esmoriz, Estudo de Actividades Económicas e suas Dinâmicas e o Estudo de Caracterização para o Reordenamento e Valorização dos Núcleos Piscatórios Lagunares) fundamentais para a realização de um conjunto importante de projectos, como seja o desassoreamento da Ria, Intervenção na Barrinha de Esmoriz e intervenções na recuperação dos Cais Lagunares.
Recorde-se que já este ano se encontram contratados e em elaboração os projectos referentes à Protecção e Recuperação do sistema dunar através do reforço do cordão dunar entre a Costa Nova e Mira, Requalificação e Valorização do “Sítio” da Barrinha de Esmoriz; Requalificação e Valorização da Pateira de Fermentelos - Criação de percursos pedonais e cicláveis; Reordenamento, Requalificação e Valorização da Barrinha e Lagoa de Mira e Lago do Mar; Criação de Via Ecológica Ciclável (VEC) e Reordenamento e Qualificação do Cais do Areão. Prevê-se ainda que no decorrer deste ano avancem algumas das empreitadas, estando já lançados os concursos para o Fornecimento, transporte e montagem de Estrutura Modular Flutuante para a Praia Fluvial da Quinta do Barco e empreitadas de requalificação da Estação da Paradela, em Sever do Vouga e Pateira de Frossos.
O Conselho de Administração decidiu também realizar, no dia 6 de Junho, no âmbito das comemorações do Dia Mundial do Ambiente, uma acção de divulgação dos projectos já terminados ou em fase de conclusão, com a realização de uma exposição, bem como apresentações, em sessão pública, com a presença dos projectistas e dos responsáveis pela Sociedade. O objectivo desta acção é apresentar ao público interessado as diferentes soluções encontradas, no âmbito dos projectos, bem como dar conta do trabalho realizado até aqui


 

Look Concepts