Polis promoveu workshop sobre Estudo de Caracterização da Qualidade Ecológica da Ria de Aveiro

A Polis Litoral Ria de Aveiro realizou um workshop sobre o Estudo de Caracterização da Qualidade Ecológica da Ria, com um conjunto de especialistas convidados, para promover a apreciação do trabalho desenvolvido e a recolha de contributos para o seu eventual enriquecimento. A acção foi muito participada, contando com a presença de especialistas das Universidades de Aveiro, Coimbra e Porto, bem como do ICNB, CIRA e ARH do Centro, tendo os contributos recolhidos sido de especial relevância para a Sociedade, bem como para a equipa responsável pelo trabalho.

O estudo em discussão, tem como objectivo avaliar a importância dos diferentes biótopos (áreas geográficas que oferecem condições adequadas às espécies presentes na Ria de Aveiro) por localização e características biológicas, químicas e físicas, e a sua relação com a avifauna utilizadora, fornecendo dados concretos para o ordenamento das actividades, de forma sustentável e compatível com os objectivos de conservação preconizados no Plano Sectorial Rede Natura 2000. O estudo desenvolve a caracterização dos biótopos de zonas húmidas da Ria, com especial incidência em biótopos de alimentação da avifauna, incluindo uma classificação dos biótopos húmidos da Ria, por detecção remota e através de Sistema de Informação Geográfica (SIG).

Pretende-se que o estudo contribua para a concepção de projectos e para o ordenamento das actividades, de forma sustentável e compatível com os objectivos de conservação da Zona de Protecção Especial (Ria de Aveiro), Sitio de Importância Comunitária (SIC) Barrinha de Esmoriz e parte do Sítio de Importância Comunitária Dunas de Mira, Gândara e Gafanhas, permitindo o conhecimento da situação de referência quanto aos valores naturais presentes, a avaliação dos previsíveis impactes ambientais, designadamente os susceptíveis de afectar a conservação de habitats e de espécies da flora e da fauna e a identificação de medidas que evitem, minimizem ou compensem eventuais efeitos negativos.

O Estudo de Caracterização da Qualidade Ecológica integra o conjunto de 6 estudos que a Operação Polis Litoral da Ria tem previstos e que têm como objectivos essenciais reunir e sistematizar conhecimento actualizado sobre a Ria e garantir que os projectos a desenvolver se adequam às especificidades e requisitos da Ria de Aveiro. Estão já concluídos o “Estudo de Caracterização para o Reordenamento e Valorização dos Núcleos Piscatórios Lagunares” e o “Estudo de Requalificação e Valorização da Barrinha de Esmoriz”. Os restantes, que incluem a Qualidade Ecológica, das Actividades Económicas, o Levantamento das Edificações das Margens, bem como os Estudos da Evolução e da Dinâmica Costeira e Estuarina, de Mobilidade e Navegabilidade na Laguna e de Reforço de Margens pela recuperação de Diques e Motas, estão em desenvolvimento estando prevista a sua conclusão este ano.

Segundo a Presidente do Conselho de Administração, Teresa Fidélis “a realização desta iniciativa pretendeu apresentar e recolher contributos de um conjunto de especialistas nestas matérias e é a demonstração do empenho do Conselho de Administração em divulgar e envolver a comunidade regional e científica no trabalho que se está a realizar. Para além das intervenções de requalificação, o Polis da Ria de Aveiro pretende também deixar contributos importantes para a governação da Ria sendo a sistematização de informação de forma útil e relevante para os processos de tomada de decisão, uma componente essencial”, concluiu.



 

Look Concepts