Teresa Fidélis

Presidente do Conselho de Administração da Polis Litoral Ria de Aveiro, SA


Iniciamos hoje, no âmbito das comemorações do Dia Mundial do Ambiente, a publicação da Folha Informativa do Polis Litoral da Ria de Aveiro. Trata-se de uma Folha Informativa essencialmente criada para divulgar as actividades da Sociedade, que tem em vista a promoção da operação de Valorização e Requalificação da Ria de Aveiro no âmbito de uma parceria, única do género no país, estabelecida entre a Administração Central e a Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro. Aqui serão divulgados os estudos, projectos e acções promovidos, bem como, a evolução da execução global da operação. Através desta forma de comunicação, os utilizadores da Ria de Aveiro, as entidades relevantes e todos os interessados poderão acompanhar mais de perto a intervenção e as iniciativas associadas. 
O Polis Litoral é essencialmente (saiba mais)

Ria de Aveiro. Numa realidade lagunar por definição sempre dinâmica, sujeita a permanentes assoreamentos e cheias, é fácil compreender que o construído muito facilmente se degrada e que o degradado exige, para se manter um padrão aceitável de qualidade de vida, uma permanente acção de recuperação.
O “Polis - Litoral Ria de Aveiro” é um programa de requalificação que inclui: a prevenção e defesa de pessoas, bens e sistemas de riscos naturais; a promoção do uso pública do litoral melhorando os espaços balneares e valorizando o património ambiental e cultural; a protecção da zona costeira através da defesa da linha de costa, promoção da conservação da natureza e biodiversidade, renaturalização de zonas lagunares e preservação do património natural e paisagístico  (saiba mais)

João Carlos Farinha, Vogal do Conselho de Administração da Polis Litoral Ria de Aveiro

Vias Ecológicas Cicláveis com 107 Km de extensão

Este projecto prevê o desenvolvimento de uma via ciclável (VEC), através da criação de infra-estruturas para o uso da bicicleta, associadas ao desporto, lazer e turismo na envolvente da Ria de Aveiro. Esta via irá ligar os vários concelhos fronteiros à Ria, e também os concelhos fronteiros às Pateiras de Fermentelos e de Frossos, conferindo uma lógica agregadora a toda a intervenção e contribuindo para o desenvolvimento de uma oferta ambiental e turística. (saiba mais)

Polis promoveu workshop sobre Estudo de Caracterização da Qualidade Ecológica da Ria de Aveiro

A Polis Litoral Ria de Aveiro realizou um workshop sobre o Estudo de Caracterização da Qualidade Ecológica da Ria, com um conjunto de especialistas convidados, para promover a apreciação do trabalho desenvolvido e a recolha de contributos para o seu eventual enriquecimento. A acção foi muito participada, contando com a presença de especialistas das Universidades de Aveiro, Coimbra e Porto, bem como do ICNB, CIRA e ARH do Centro, tendo os contributos recolhidos sido de especial relevância para a Sociedade, bem como para a equipa responsável pelo trabalho. (saiba mais)

Conselho de Administração da Polis Litoral Ria de Aveiro, SA aprova Relatório e Contas de 2010

O Conselho de Administração da Polis Litoral Ria de Aveiro, SA aprovou o Relatório e Contas de 2010 da Sociedade, dando conta que o mesmo reflecte de forma adequada os trabalhos realizados no decorrer do ano transacto. O ano de 2010 ficou marcado pela realização/discussão/conclusão da Avaliação Ambiental Estratégica, e a consequente aprovação do Plano Estratégico da Intervenção de Requalificação e Valorização da Ria de Aveiro, bem como pelo início da contratação e elaboração de estudos e projectos, que antecedem a fase de concretização das intervenções no terreno.
(saiba mais)

Projecto de execução de transposição de sedimentos na Ria de Aveiro, Pateira de Fermentelos e Barrinha de Mira avança

O concurso limitado por prévia qualificação para a elaboração do Projecto de execução de transposição de sedimentos, para a optimização do equilíbrio hidrodinâmico na Ria de Aveiro, Pateira de Fermentelos e Barrinha de Mira, bem como proceder ao Balizamento e Sinalização dos canais de navegação vai avançar após a aprovação das peças de procedimento pelo Conselho de Administração.
(saiba mais)

Polis Litoral Ria de Aveiro apresentou estudos e projectos

A Polis Litoral Ria de Aveiro realizou uma sessão pública de apresentação de estudos e projectos concluidos e em desenvovimento e teve patente, no Parque de Exposições de Aveiro, até ao dia 10 de Junho, uma Exposição sobre a Operação Polis e os trabalhos até aqui realizados. Durante um dia foram apresentados 4 estudos e 12 projectos pelas equipas responsáveis pela sua elaboração.
(saiba mais)

Polis reforça o cordão dunar entre a Costa Nova e Mira

O objectivo desta acção é a consolidação do cordão dunar, numa extensão aproximada de 15 Km, entre a Costa Nova e Mira. A necessidade desta operação deve-se ao facto do cordão dunar ter vindo a sofrer, nas últimas décadas, um grande desgaste por erosão e mesmo alguns galgamentos. Esta intervenção prevê a realização de acções de protecção e recuperação do sistema dunar, pela recarga com areias, a sua estabilização com paliçadas e a recuperação dos seus habitats (com plantação de espécies autóctones e vedações para evitar o pisoteio). (saiba mais)

Parques da Pateira de Fermentelos requalificados

O projecto a realizar localiza-se no Parque de Espinhel, no Concelho de Águeda e nos Parques de Requeixo e Carregal, no concelho de Aveiro, e visa requalificar a Pateira de Fermentelos, com vista à conservação dos seus valores naturais e promoção da sua vivência, bem como dotar as frentes lagunares dos Parques de condições de usufruto pela população e visitantes, permitindo uma ligação de qualidade com o espelho de água. (saiba mais)

Requalificação e Valorização da Pateira de Frossos

Depois da Requalificação da Antiga Estação de Comboios da Paradela, e do Fornecimento, Transporte e Montagem de Estrutura Modular Flutuante para a Praia Fluvial Quinta do Barco, em Sever do Vouga, a intervenção na Pateira de Frossos, no Concelho de Albergaria-a- Velha, será mais uma acção a avançar no terreno, a breve prazo. (saiba mais)

Acções Polis Litoral para o Sítio do Rio Vouga são as primeiras a ficar concluídas

As acções Polis Litoral previstas para o Sitio do Rio Vouga, no caso a requalificação da Praia Fluvial da Quinta do Barco e a reabilitação e valorização da Estação de Paradela marcam um novo momento na Operação Polis: a entrada da intervenção no terreno.
Em cerimónia, que contou com a presença do Conselho de Administração da Polis Litoral Ria de Aveiro, do Presidente da Câmara Municipal de Sever do Vouga e do Coordenador Nacional do Programa Polis Litoral procedeu-se à inauguração de uma estrututa modular flutuante para a Praia da Quinta do Barco e à assinatura do contrato de empreitada para a Recuperação e beneficiação da Antiga Estação de Comboios de Paradela.

(saiba mais)

Núcleos Piscatórios Lagunares

O Conselho de Administração aprovou as peças de procedimento para a realização dos Concursos Públicos para a elaboração dos Projectos de Execução para o Reordenamento e Valorização dos Núcleos Piscatórios Lagunares I e II localizados nas margens do Canal de Ovar, Ílhavo e de Mira.

(saiba mais)

Frente Lagunar de Estarreja reordenada e qualificada

O Conselho de Administração da Polis Litoral Ria de Aveiro aprovou as peças do procedimento de contratação pública para a elaboração do Projecto de Reordenamento e Qualificação da Frente Lagunar de Estarreja - Cais da Ribeira do Mourão e Esteiro de Veiros (saiba mais)

Empreitada de Requalificação do Caminho do Praião - Ílhavo

O Conselho de Administração aprovou as peças do procedimento de contratação pública para a elaboração da empreitada de Requalificação do Caminho do Praião, no Município de Ílhavo, cujo projecto foi elaborado pela Autarquia.
Esta empreitada prevê a requalificação do Caminho do Praião, nas Freguesias da Gafanha da Encarnação e da Gafanha do Carmo, em toda a sua extensão, junto do Canal de Mira da Ria de Aveiro, contemplando a reconstrução da via marginal á Ria, através da recuperação de um antigo caminho de servidão agrícola, que irá funcionar na sua generalidade como ciclovia.
.


(saiba mais)

Look Concepts